Manometros
MANÔMETRO DIFERENCIAL
CURITIBA
2013
MANÔMETRO DIFERENCIAL
Trabalho acadêmico solicitado pelo professor Moacir Joaquim como avaliação do 1º período do curso de Engenharia de produção.
CURITIBA
2013
1. MANÔMETRO DIFERENCIAL
O manômetro diferencial mede a diferença de pressão manométrica entre dois pontos, daí o seu nome.
1.1. Uso
Os medidores de pressão diferencial tem uma ampla gama de aplicações em diferentes disciplinas. Um exemplo disso é que pode ser usado para medir a dinâmica de fluxo de gás através da comparação da pressão em diferentes pontos do tubo.
1.2.Construção
O manômetro diferencial é um tubo em forma de U simples, com ambas as extremidades na mesma altura. Um líquido normalmente água ou mercúrio, descansa na parte inferior do tubo.
1.3.Funcionamento
O manômetro diferencial é uma derivação do manômetro em U padrão, Figura 1.a, e difere deste por não possuir nenhuma extremidade aberta à atmosfera, ou seja, tem as suas extremidades ligadas a dois pontos distintos onde se pretende medir a diferença de pressão.
Na Figura 1.b, a diferença de pressão entre os pontos 1 e 2 pode ser dada aplicando-se a regra do manômetro e princípio de Stevin. P1 − P2 = γ -( γ1)h Figura 1.a: Esquema do manômetro em U Figura 1.b: esquema do manômetro diferencial Fonte: Infopédia
REFERÊNCIAS
INFOPÉDIA. Manômetros. Disponível em: . Acesso em: 14 de Novembro de 2013.
GOUVEIRA, Roberta. Como funcionam os manômetros. Disponível em: . Acesso em: 14 de Novembro de 2013.
SILVA, Domiciano. Manômetros. Disponível em: . Acesso em: 14 de Novembro de 2013.