Manometro
Um multímetro digital oferece a facilidade de mostrar diretamente em seu visor, que chamamos de display de cristal liquido, ou simplesmente display, o valor numérico de grandeza medida, sem a necessidade de fazer multiplicações ( como ocorre com multímetros analógicos).
Um multímetro digital pode ser utilizado para diversos tipos de medidas, onde as três mais comuns são:
- tensão elétrica (medida em volts – V)
- corrente elétrica (medida em amperes – A)
- resistência elétrica ( medida em Ohms - Ω)
Em multímetros digitais o valor da escala já indica o máximo valor a ser medido por ela, independente da grandeza. Temos abaixo uma indicação de valores encontrados na prática para estas escalas:
Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200m;
Escalas de tensão alternada: 200V, 750V;
Escalas de resistência: 20K, 200K, 2M;
Escalas de corrente contínua: 20m, 200m, 2A, 20A, 2m, 20m, 200m;
Escalas de corrente alternada: 2A, 10A.
A seleção entre as escalas pode ser feita através de uma chave rotativa, chaves de pressão, chaves tipo H-H ou o multímetro pode mesmo não ter chave alguma, neste caso falamos que o multímetro digital é um equipamento de auto-range, ou seja, ele seleciona a grandeza e a escala que esta sendo medida automaticamente. Em alguns casos podemos encontrar multímetros que tem apenas uma escala para tensão, uma para corrente e uma para resistência, este tipo de multímetro também é auto-range, nele não é preciso se procurar uma escala específica para se medir um determinado valor de tensão.
Uma coisa muito importante ao se usar um multímetro digital é saber selecionar a escala correta para a medição a ser fita. Sendo assim podemos exemplificar algumas grandezas com seus respectivos nomes nas escalas:
Tensão contínua = VCC, DCV, VDC (ou um V com duas linhas sobre ele, uma tracejada e a outra contínua).
Tensão Alternada= VCA, ACV, VAC ( ou um V com um – sobre ele)
Corrente Contínua = DCA, ADC ( ou um A com duas linhas