Manifesto
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM FARMÁCIA
MORGANA SILVA GOIS
PARIPIRANGA –BA 2014
MARX, Karl, ENGELS, Friedrich,
RESUMO
O Manifesto comunista, relata a importância e papel politico dos proletários. Os autores mostram o papel dos burgueses e como chegaram ao poder, desde o seu surgimento no feudalismo e assim chegam ao surgimento do proletariado. Essa classe, segundo Marx e Engels vendem sua força de trabalho para sobreviver. Relatam o surgimento do comunismo e como este apoia o proletariado em suas lutas por melhores condições frente a burguesia. Trazem ainda uma listagem de surgimentos socialistas e suas influências na Europa. Os autores mostram como devem se portar os comunistas diante dos opositores políticos e quais são as suas causas. Karl Marx e Friedrich Engels terminam a obra com célebre frase: “proletários de todo o mundo, uni-vos!”, que é até hoje tão citada. Os autores anseiam o fim do poder dos estados e a união dos trabalhadores.
I BURGUESESE E PROLETÁRIOS
“A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção, e com isso, todas as relações sociais.”(12)
“Esses operários constrangidos a vender-se diariamente, são mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro;”(16)
“O verdadeiro êxito de suas lutas não é o êxito imediato, mas a união cada vez mais ampla dos trabalhadores.(22)
PARECER
Neste capítulo, os autores abordam de um modo geral a relação entre burguesia e proletariado. Mostram os avanços dessas duas classe até a publicação da obra.o que não deixa de ser válido para a atualidade. Em relação a burguesia, explicam inicialmente no que seus atos afetaram o mundo e que suas idéis capitalistas provocaram Marx e Engels a apresentarem uma crítica a produção capitalista e as consequências de organização social que causou, e que apesar dos contars o capitalismo é ressaltado como um