Manifesto do Partido Comunista
Manifesto do partido comunista
Adriana Lopes, Bruno Gonçalves, Luís Araújo e Mariana Gama
Teorias Sociológicas Clássicas I
Perguntas:
1. Descreva a Teoria Materialista da História que se encontra resumida no prefácio da obra “Contribuição para a Crítica da Economia Política” de Karl Marx.
2. Explique a célebre frase contida no Manifesto do Partido Comunista “A história de toda a sociedade até hoje é a história de lutas de classes”.
Respostas:
1. No prefácio da obra “Contribuição para a Crítica da Economia Política”, Marx inicia com uma crítica à economia burguesa, afirmando que esta se divide em classes. Marx declara que os homens estabelecem relações que são essenciais à sobrevivência, sendo deste modo o Homem um ser de necessidades específicas, necessita de produzir os seus próprios bens materiais, e para que haja produção tem que existir trabalho.
Sendo o Homem um ser social e contribuindo este para a sua própria economia, necessita de estabelecer uma serie de relações de produção, ou seja, para que haja produção é evidentemente necessário que haja a relação entre produtores e não produtores.
Segundo os conceitos de Marx o conjunto destas relações de produção, constituem toda uma estrutura socioeconómica, sendo esta a base de uma superestrutura jurídica e política, fazendo assim com que as formas de consciência social sejam influenciadas por todo este conjunto de fatores socioeconómicos e políticos. A partir de um certo ponto do desenvolvimento, passa a existir efetivamente uma contradição entre as relações de produção existentes e as relações de propriedade, sendo deste modo influenciadas as técnicas associadas aos meios de produção, de tal forma que estas relações transformam-se num entrave para as forças produtivas, passa a ser definitivamente necessário distinguir a alteração material, das condições económicas de produção e as formas jurídicas, politicas,