Manifesto do Partido Comunista
Manual Revolucionário: Ideais de um novo sistema.
2) O filme “Da Servidão Moderna” compara os escravos da antiguidade e os servos da idade média com os escravos modernos. De acordo com a teoria de Karl Marx tal comparação é verdadeira? Justifique sua resposta.
Sim. O filme “Da escravidão moderna” diz que: “... ao contrário dos escravos da antiguidade, aos servos da Idade Média e aos operários das primeiras revoluções industriais estamos hoje frente a uma classe totalmente escrava que, no entanto, não se dá conta disso, ou melhor ainda, que não quer enxergar. Eles não conhecem a rebelião que deveria ser a única reação legítima dos explorados, aceitam sem discutir a vida lamentável que foi planificada para eles, a renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça ... “ e para Karl Marx “o servo, em plena servidão, conseguia tornar-se membro da comuna, da mesma forma que o pequeno-burguês, sob o julgo do absolutismo feudal, elevava-se a categoria de burguês. O operário moderno, pelo contrário, longe de se elevar com o progresso da indústria, desce cada vez mais baixo das condições de sua própria classe. O operário cai na indigência, e esta cresce mais rapidamente que a população e a riqueza.”
3) O filme “Da Servidão Moderna” é exemplar sobre quatro importantes questões que conformam a teoria de Marx: alienação, mais valia, o lumpemproletariado e o caráter anárquico da produção. Explique-os com passagens literais do livro Manifesto do Partido Comunista e, a partir do filme, exemplifique-os.
Mais Valia:
A mais valia é retratada no Manifesto Partido Comunista, quando o autor cita as evoluções das máquinas. Cresce o emprego das máquinas e a divisão do trabalho, o tralho do operário perde seu caráter autônomo, sua atratividade. O produtor se transforma no apêndice da máquina que requer apenas sua operação mais simples, mais monótona. Desta forma o custo do operário se reduz aos meios de manutenção que lhe são