Manifestações Populares no Brasil
INTRODUÇÃO
A questão das manifestações populares e participação popular remetem sempre à problemática das classes sociais oriundas da sociedade capitalista. Sendo assim, os movimentos sociais, a participação popular, as greves e as reivindicações são formas de expressão na luta por melhores condições de existência (MIRANDA, CASTILHO E CARDOSO, 2009).
Na história do país vê-se que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos, após reunirem milhares de pessoas. Por tudo isso, a intensa repercussão que os protestos causaram foi de grande valor, para que mudanças fossem feitas em pouco tempo. (PINTO, 2014).
A política no Brasil tem se apresentado bastante deficiente, uma vez que há diversos escândalos como desvio de verbas públicas, seja porque os políticos que cometem esse crime muitas vezes saem impunes. Desse modo, a população, tão indignada que protestou contra esse problema, derrubando leis que prejudicariam ainda mais o país. Além disso, as manifestações também influenciaram o setor social. (VALLA, 1998).
O fato de sentimento de união se tornasse mais forte, uma vez que muitos vivem em meio às precariedades presentes no Brasil, ocasionando uma maior insatisfação. Vem à tona, nessa medida, o lema milhões de brasileiros irem às ruas exigir por mudanças no país, fez com que a população se unir-se para lutar por um país mais digno, no qual todos possam ter maiores oportunidades. (PINTO, 2014).
AS MANIFESTAÇÕES POPULARES
As manifestações populares referem-se então a perspectiva de mudança social, isto é, a possibilidade