Manifestações Populares no Brasil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 3-EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 11
3 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
As manifestações recentes do povo nas ruas evidenciam a insatisfação com os serviços públicos essenciais em nossas cidades. O estopim das manifestações foi o aumento da tarifa do transporte público e a ação contestatória da esquerda com o Movimento Passe Livre (MPL), cuja existência data de 2005 e é composto por militantes de partidos de esquerda. Em sua reivindicação específica, o movimento foi vitorioso sob dois aspectos. Conseguiu a redução da tarifa e definiu a questão do transporte público no plano dos direitos dos cidadãos, e, portanto, afirmou o núcleo da prática democrática, qual seja a criação e defesa de direitos por intermédio da explicitação (e não do ocultamento) dos conflitos sociais e políticos.
As reclamações não começaram agora, há muitos anos convivemos com serviços públicos calamitosos. Para contornar essa situação, durante muitos anos, as camadas mais ricas da sociedade buscam por conta própria soluções individuais, tais como: planos de saúde, escolas particulares, segurança privada e transporte individual.
O dinheiro arrecadado das taxas e impostos que os brasileiros pagam, são destinados ao consumo coletivo: Saúde, educação, saneamento básico, transportes públicos, etc. Mas, essa mesma verba também é destinada a infraestrutura industrial como, construções e manutenção de metrôs, rodovias, usinas, etc., que são necessários para o funcionamento das indústrias, comprometendo assim a qualidade e quantidade nos investimentos de consumo coletivo, prejudicando dessa forma uma grande parte da sociedade, sendo na sua maioria pessoas de baixa renda.
O ano de 2013, foi palco para um episódio interessante da breve história brasileira. A “Revolta dos Centavos”