Soja
Sobre o adubo deve ser colocado no lado e abaixo da semente pois o contato direto prejudica a absorção de água pela semente, podendo, inclusive matar a plântula em desenvolvimento quando se aplica doses altas de adubos.
Aprendi que tanto na produção do arroz irrigado como na soja deve-se ter dedicação, além de envolver muitas pessoas, envolve um montante enorme de dinheiro, então para ser um Técnico em Agricultura tem que estudar muito, pesquisar e ver a satisfação do proprietário da lavoura vendo uma plântula rica e saudável gerado com possibilidades de sucesso produtivo.
O objetivo principal do laboratório de soja é gerar informações detalhadas sobre o potencial e desempenho das sementes, eu vi que a qualidade de semente (física, fisiológica, sanitária e genética) a ser produzida, o tamanho e a cor (aparência do produto) é fundamental para a comercialização.
Pois a partir dali que a semente vai para o produtor e esse deposita muita confiança na gente.
Percebi que a política é assegurar o nível de qualidade e confiabilidade dos resultados das análises e depois, consequentemente, ter o êxito na lavoura.
1.1.2. Manejo da soja
Verifiquei que na lavoura para a germinação da semente e emergência da plântula, é fundamental que haja a absorção de água pela semente, pelo menos de 50% do seu peso seco. Para que isso ocorra, no menor tempo possível, é fundamental que o grau de umidade e temperatura do solo sejam adequados para a espécie cultivada e que o processo de semeadura propicie o melhor contato possível entre o solo e a semente.
Tanto no arroz irrigado quanto na soja fizemos estudos de relevo, tipo de terreno (levantamento topográfico), amostragem e análise na terra (laudo de fertilidade do solo) para que ambas culturas sejam bem sucedidas.
Vi também que o sucesso da lavoura inicia-se pela semeadura realizada de forma adequada, o bom resultado da lavoura por sua vez não depende só da semente, mas também da maneira como foi semeada e dos