Manifestações Populares de 2013 no Brasil
O aumento das tarifas no transporte público e por diversos outros fatores, fez com que milhares de pessoas ficassem insatisfeitas e fossem para as ruas reivindicar melhorias. No dia 6 de junho, em São Paulo, essas pessoas, em sua maioria, jovens, começaram a se manifestar. A partir de então as redes sociais se tornaram palco dos diversos gritos de protestos. Em pouco tempo o movimento tomou conta das grandes capitais do país e logo foi tomando, também, as cidades do interior.
O mês de junho de 2013 passou para a história do país como o mês em que ocorreram as mais importantes manifestações de ruas desde o impeachment de Fernando Collor em 1992. À proporção que as manifestações foram ocorrendo, o espectro se ampliou. Não se tratava apenas do aumento do preço das passagens e, sim, expressão de insatisfações muito mais amplas, como os gastos excessivos para a realização da copa do mundo, contra os péssimos serviços de transportes urbanos, na saúde, educação, contra a corrupção e impunidade etc. foram, portanto, insatisfações difusas e generalizadas. O aumento do preço das passagens serviu apenas como o estopim.
Um movimento histórico foi protagonizado por milhares de indivíduos que, aparentemente sem nome, na busca por reivindicar por direitos que lhe eram essenciais e por situações que influenciaram estudantes, artistas e profissionais da mais variadas áreas a sair de sua caverna e se unirem por princípios e ideais necessários para uma geração acostumada a ser alienada pela mídia e por indivíduos que diariamente os induzia a pensar de forma a não filtrar as informações. Uma insatisfação tomou as ruas de várias formas possibilitando um grito de mudança urgente para o cenário político, social e econômico do Brasil.
2 DESENVOLVIMENTO
As manifestações querem dizer que o povo tem voz, e saiu às ruas para reivindicar os seus direitos. As redes sociais foram as responsáveis para que tantas pessoas se reunissem em prol de seus direitos. Nessas