mangustos
Espalhado pela África do Sul, o suricate é encontrado nas savanas áridas e arenosas ou mesmo entre as rochas. Cava tocas profundas, com muitas entradas, e vive em bandos de dezenas de indivíduos.
A pelagem do suricate é castanha, com listras negras no dorso, e esbranquiçada no ventre. A cara é branca e as orelhas, a ponta da cauda e uma pequena região ao redor dos olhos são negras. Quando descansa, o suricate fica numa posição bem característica: senta-se nos "calcanhares", com o corpo bem reto e as patas dianteiras caídas sobre o peito. Sua alimentação é variada: insetos, centopéias, pequenos roedores, aves, ovos, répteis, frutos e raízes. O acasalamento ocorre em qualquer época do ano e os filhotes nascem cegos e pelados.
DESCRIÇÃO: O corpo é esguio, o focinho pontiagudo e possuem manchas negras em torno dos olhos. A pelagem é castanha e apresenta riscas negras na parte terminal do dorso; a extremidade da cauda é negra. Possuem garras afiadas nas patas, que lhe permite escavar a superfície do chão e dentes afiados para penetrar nas carapaças quitinosas das suas presas. Outra característica distintiva é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras.
NOME COMUM: Suricate
NOME EM INGLÊS: Meerkat ou suricate
NOME CIENTÍFICO: Suricate suricatta
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnivora
FAMÍLIA: