Mangueiras de combate a incêndio
MANGUEIRAS DE COMBATE A INCÊNDIO
BELO HORIZONTE
2010
Anderson
Antônio
Clécio
Daniel
Gustavo
MANGUEIRAS DE COMBATE A INCÊNDIO
Trabalho apresentado ao professor de Tecnologia e Prevenção de Combate a Incêndios e Controle de Sinistros Faceber Menezes Alves, do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac/MG.
BELO HORIZONTE
2010
BELO HORIZONTE
2010
SUMÁRIO
Introdução 5
Mangueiras de combate a incêndio 6
Especificações da norma NBR11861 7
Tipos de mangueiras 11
Esguichos 20
Outros componentes 23
Maneabilidade com as mangueiras 26
Abrigo de mangueiras 33
Conclusão 37
Referência Bibliográfica 38
INTRODUÇÃO
Viemos através deste, repassar conhecimento sobre um assunto comum, mas não menos importante. O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos equipamentos de combate a incêndio utilizados nos meios de trabalhos, tanto como sua regulamentação. Para elaborar tais conhecimentos foram necessários vários estudos sobre classificação, material, procedimentos e Técnicas.
A necessidade desse trabalho surgiu ao tomarmos conhecimento da quão importante são os risco que empregados correm, tantos profissionais, quanto amadores.
Tendo em vista este estudo, tentamos abordar um dos tópicos mais importantes na regulamentação e procedimentos a combate a incêndio – mangueiras sendo assim esperamos que o conteúdo venha somar com os conhecimentos já adquiridos.
MANGUEIRAS DE COMBATE INCÊNDIO
A Norma Brasileira que aborda os aspectos construtivos e de desempenho das mangueiras de combate a incêndio é a norma ABNT NBR 11861.
Cronologicamente podemos dividir a criação desta norma em duas fases:
A primeira fase abrangeu a elaboração do primeiro texto base que foi editado por volta de 1990 sob a especificação EB 2161. Em 1992 essa codificação foi transformada