Sistema De Incendio
Sistema de Hidrantes Prediais para Combate a Incêndios
O sistema de hidrantes é um tipo de proteção instalado em edifícios, utilizado como meio de combate a incêndios. É composto basicamente por Reservatórios de Água, Bombas de Incêndio, Tubulações,
Hidrantes, Abrigos e Registros de Recalque.
O sistema de hidrantes tem como objetivo dar continuidade à ação de combate a incêndios até o domínio e possível extinção. O agente extintor utilizado é a água,1 motivo pelo qual o método principal de extinção a ser aplicado será o resfriamento. Ao utilizar-se o sistema de hidrantes é fundamental desligar a chave principal de entrada de energia da edificação e/ou do setor onde se vai efetuar o combate, no intuito de evitar acidentes (descargas elétricas).
1.1 Reservatório de Água
O reservatório de água é um compartimento construído na edificação, em concreto armado, metal apropriado ou qualquer outro material que apresente resistência mecânica às intempéries e ao fogo.
Destina-se a armazenar uma quantidade de água (reserva de incêndio) que, efetivamente, deverá ser fornecida para o uso exclusivo de combate a incêndios. Quanto à localização, os reservatórios podem ser elevados, no nível do solo, semi-enterrados ou subterrâneos, devendo ser observadas as exigências previstas nas Normas Técnicas (NBR 13714/2000)
1
Considerada pelos antigos como elemento químico simples, a água é uma combinação de oxigênio e hidrogênio, de fórmula H O. Sua composição foi descoberta por Cavendish (1781), a partir de experimen2 tos que também demonstraram ser ela formada pela combustão do hidrogênio; Carlisle e Nicholson levaram a efeito sua análise a partir da dissociação eletrolítica (1800); Gay-Lussac e Humboldt sua síntese eudiométrica (1805); e Dumas sua síntese ponderal. Fonte: Enciclopédia Larousse.
20
Reservatório Elevado
RESERVA D´ÁGUA
DE INCÊNDIO
(R.I.)
RESERVA D´ÁGUA
DE INCÊNDIO
(R.I.)
Dispositivo
Antivórtice
1,20m
2,00m
0,
70
m
1,20m
EB
“By-pass”
IB
Bomba de Incêndio