Autores Do Desenvolvimento 2
O processo educativo é realizado de várias formas: na família, na rua, nos grupos sociais e, também, na instituição. Educar, nessa primeira etapa da vida, não pode ser confundido com cuidar, ainda mais que crianças (especialmente as de zero a 3 anos) necessitem de cuidados elementares para a garantia da própria sobrevivência. O que deve permear a discussão não são os cuidados que as crianças devem receber, mas o modo como elas devem recebê-los, já que se alimentar, assear-se, brincar, dormir, interagir são direitos inaliáveis à infância. (GARCIA, 2001).
O educador deve conhecer e considerar as singularidades das crianças de diferentes idades, assim como a diversidade de hábitos, costumes, valores, crenças, etnias das crianças com as quais trabalha respeitando duas diferenças e ampliando suas pautas de socialização. O educador é o mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano (MONTEIRO, 2002, p.5).
Segundo Piaget, a criança tem várias etapas no seu desenvolvimento, que ele dividiu em três, das quais vamos citar apenas duas, são elas:
O desenvolvimento humano?
1º Estágio Sensório-motor (0 a 2 anos): A criança começa a conquistar seu mundo, através de estímulos e movimentos que vai ganhando e melhorando. A curiosidade é a forma que tem de explorar seu mundo.
2º Estágio pré-operatório (2 a 7 anos): Nesta fase o intelecto da criança está mais desenvolvido, (Não só com situações relacionadas a escola, mas também já toma decisões por si próprio, já sabendo quais serão as consequências, por exemplo) se torna mais independente.
Em nosso material didático especificamente nos slides da aula 05 da disciplina Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil, menciona que em 07