equipamentos e protação
Questionário 1
1. Defina equipamentos de proteção coletiva EPC.
Equipamentos de Proteção Coletiva são equipamentos utilizados para proteção de segurança, enquanto um grupo de pessoas realizam determinada tarefa ou atividade. O Equipamento de Proteção Coletiva deve ser usado prioritariamente ao uso do Equipamento de Proteção Individual por exemplo: um equipamento de enclausuramento acústico deve ser a primeira alternativa a ser indicada em uma situação onde houver risco físico de ruído, por proteger um coletivo. E somente quando esta condição não for possível, deve ser pensado o uso de protetores auditivos como Equipamentos de Proteção Individuais (EPI) para proteção dos trabalhadores, pois são de uso apenas individual.
2. Defina equipamentos de proteção individual EPI.
Esta Norma define que equipamento de proteção individual é todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. Ela preconiza que a empresa está obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, equipamento de proteção individual adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento.
3. Como pode ser divididos os EPIs com relação a proteção?
Proteção da cabeça, proteção auditiva, proteção respiratória, proteção ocular e facial, proteção de mãos e braços, proteção de pés e pernas, proteção contra quedas, proteção do tronco.
4. O que é importante conhecer dos EPIs?
Seus requisitos, suas limitações e manutenção, aplicá-lo deve ser uma prática diária no serviço. Equipamentos de proteção individual salvam a sua vida.
5. O que os EPIs devem atender com relação à norma? CA – Certificado de Aprovação – Devem ser testados pelo SINMETRO – Sistema Nacional de Metrologia. “A NR 06 não estabelece regras específicas para a atividade de bombeiro e por este motivo não se aconselha o uso de equipamentos de proteção para combate a incêndio somente com CA”.
6.