apostila sistemas posicionamento
Tecnologia Assistiva
Definição:
“Qualquer peça de equipamento, ítem, ou sistema de produtos, quando adquiridos comercialmente, modificado ou feito sob medida, que é usado para aumentar, manter ou melhorar as habilidades funcionais do indivíduo portador de incapacidades. (The Technology Related Assistance for Individuals with Disabilities Act, 1988)
Comunicação
Objetivo final:
Proporcionar o maior grau de independência possível ao indivíduo portador de incapacidades nos aspectos cognitivos, acadêmicos, profissionais e vocacionais proporcionando uma melhora na qualidade de vida desse indivíduo.
Caracterização de Tecnologia Assistiva
Assistiva versus reabilitadora ou educacional
Simples a Sofisticada “Hard”e “Soft”
Geral e Específica
Comercializada e Sob Medida
Prescrição e Seleção
Definição do problema
Pesquisa de alternativas
Escolha da melhor alternativa
Treino do uso
Acompanhamento/ Reavaliações
Profissionais Envolvidos
Terapeuta Ocupacional
Fisioterapeuta
Enfermeiro
Fonoaudiólogo
Psicólogo
Arquiteto
Engenheiro de Reabilitação
Tecnologia assistiva não salva vidas nem reduz morbidade, simplesmente permite as pessoas portadoras de deficiências, seus familiares e quem lhe tem contato direto possam ter uma vida mais satisfatória e com mais possibilidades. Mensurar os resultados do uso de tecnologia assistiva não é como medir variáveis dicotômicas ( vida/morte; hígido/doente, etc.). Um número de fatores inter-relacionados ( técnicos, clínicos, psicológicos, sócias e ambientais) estão envolvidos de forma extremamente complexa que torna quase impossível determinar qual fator que gerou um determinado resultado . É muito difícil determinar se a melhora da qualidade de vida foi devido ao uso de equipamento, uma nova fisioterapeuta, um evento feliz na família, ou a proposta de um novo emprego. Alguns fatores podem ser determinantes e afetam os resultados substancialmente, outros são