Manejo Sustent vel
Cosméticos orgânicos são feitos à base de compostos naturais, produzidos de forma totalmente sustentável, sem agrotóxicos ou aditivos químicos e utilizam embalagens recicláveis e ecologicamente corretas. O cuidado vai além do que imaginamos, ele está desde o cultivo da matéria-prima, produção, transformação, até a obtenção do produto final.
Ao contrário do que ocorre com os alimentos, cujas normas para a produção orgânica são definidas pelos governos, o mercado de cosméticos orgânicos e naturais é recente e ainda está carente de regulamentação.
Os critérios variam de acordo com cada certificadora, que são instituições privadas. No Brasil, a certificação de cosméticos orgânicos é realizada pelo Instituto Biodinâmico www.ibd.com.br e pela Ecocert Brasil www.ecocert.com.br, além de ser possível certificar os produtos de acordo com vários selos internacionais. Essas instituições garantem que todos os processos que levaram à fabricação de determinado produto estejam dentro das normas de certificação.
A preocupação com a exploração de recursos naturais é o princípio de todas essas ações. É necessário assegurar o manejo sustentável em todas as etapas do processo. Os rigorosos parâmetros levam em conta até o controle de pragas, que não deve agredir o ambiente com pesticidas químicos, como a não utilização de substâncias derivadas do petróleo ou matérias-primas obtidas de animais. Várias farmácias ou supermercados já têm esses produtos disponíveis. São variados produtos, como sabonetes, cremes hidratantes e óleos para o corpo ecologicamente corretos. Além de produtos certificados, existem inúmeros cosméticos e produtos verdes, ecológicos, orgânicos, amigos da natureza e não testados em animais. Todos estes dizeres referem-se a cuidados maiores das empresas com o meio ambiente, com os animais e com os insumos utilizados.
Hoje, boas marcas de cosméticos verdes não possuem certificação, mas explicam em seus sites e em materiais informativos os