Atmosfera como fonte de materiais para o uso humano
* A liquefação fracionada é processo de separação de misturas, onde separa gases de uma mistura homogênea. Este processo funciona da seguinte maneira: primeiramente resfriam-se estes gases até eles atingirem seu estado líquido, logo em seguida eles passam por um processo chamado destilação fracionada onde eles voltam a ser gases de acordo com os seus respectivos P.E., assim conseguindo fazer a separação.
Este processo é utilizado para separar os componentes do ar atmosférico N2 e O2. Assim após a liquefação do ar, a mistura líquida é submetida a destilação fracionada, e o primeiro componente que temos é o N2 pelo fato do seu P.E. ser menor do que o O2.
O N2 é usado como matéria prima para adubos e indústria química e o O2 como matéria prima para a indústria, gás de uso hospitalar.
Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações
*A velocidade das reações químicas é alterada principalmente por variações na superfície de contato, na concentração dos reagentes, na temperatura e pelo uso de catalisadores.
A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química. Esse estudo é importante porque é possível encontrar meios de controlar o tempo de desenvolvimento das reações, tornando-as mais lentas ou mais rápidas, conforme a necessidade.
Alguns dos fatores que interferem na velocidade das reações são:
* Temperatura: um aumento na temperatura provoca um aumento na velocidade das reações químicas, sejam elas endotérmicas ou exotérmicas, pois isso faz com que se atinja mais rápido o complexo ativado;
* Concentração: um aumento na concentração dos reagentes acelera a reação, pois haverá um maior número de partículas dos reagentes por unidade de volume, aumentando a probabilidade de ocorrerem colisões efetivas entre elas;
* Pressão: Esse fator interfere unicamente em sistemas gasosos. O aumento da pressão aumenta também a rapidez da reação, pois deixa as partículas