manejo do lixo
A empresa é do ramo eletroeletrônico fabrica TV, som automotivo, notebooks e alto falante. Compromisso ambiental e Responsabilidade Social têm sido umas das prioridades no seu crescimento. Com um forte compromisso ambiental, um equilíbrio entre tecnologia e ambiente, possui um moderno e completo processo de tratamento de água e esgoto, onde, toda água utilizada é tratada e reutilizada dentro da própria empresa. Conta com o DGR (Departamento de Gerenciamento de Resíduos) onde todos os resíduos industriais gerados pela empresa, sofrem rigoroso tratamento e são encaminhados para reciclagem minimizando ao máximo o impacto em nosso meio ambiente, desenvolvendo em harmonia com as limitações ecológicas do planeta, ou seja, sem destruir o meio ambiente, para que as gerações futuras tenham a chance de existir e viver bem, de acordo com suas necessidades (melhoria da qualidade de vida e das condições de sobrevivência).
Na empresa o lixo é tudo aquilo que não tem utilidade para a produção dos seus produtos, ela adota o sistema dos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar). A maior parte do lixo gerado é constituída de embalagens plásticas, caixas de papelão, restos de peças de metais, resíduos químicos e componentes eletrônicos.
O lixo da empresa é classificado como; varrições, papéis, papelão, plásticos, metais, resíduos eletrônicos e resíduos químicos, que são recolhidos diariamente no DGR (departamento de gerenciamento de resíduos).
Tipos de lixo Papelão, papel, plástico e metais: este lixo vai para uma empresa de reciclagem que, faz a coleta diariamente e retira em média 2 tonelada de papelão, 50 kg de metais e 1 tonelada de plástico. A minha empresa faz a fiscalização, para certificar-se que a empresa contratada esta cumprindo com a sua parte, que é reciclar o material retirado sem agredir o meio ambiente.
Resíduos eletrônicos: são componentes eletrônicos danificados (capacitores, resistores, placas eletrônicas, fios e etc..) este lixo