mandar p cri agora analise de monique
P2 – Professor 2, etc
Sobre a dificuldade de leitura em sala de aula os professores responderam que:
P1 - O receio dos alunos de ler textos mais longos, a vergonha de ler em sala por ter dificuldades de leitura, falta de paradidáticos curtos que possam ser lidos em sala, já que o público da EJA geralmente trabalha.
P2 - Timidez, insegurança e dificuldade na pronúncia e pontuação.
Percebe-se que a vergonha de ler, destacada pela professora, já ultrapassa os muros da escola. Por serem alunos excluídos devido á idade avançada, a vergonha de falar e ler em público se acentua o que implica em timidez, insegurança etc. Acerca disso Sousa & Cunha, (2010, p. 03) afirma:
Na sala de aula de Educação de Jovens e Adultos evidencia-se a timidez dos alunos, atitudes de irreverência e transgressão. Esses alunos e alunas demonstram vergonha em perguntar ou em responder perguntas, nervosismo exagerado nas situações de avaliação, ou então, mostram-se agitados e indisciplinados. O papel do professor é determinante para evitar situações de novo fracasso escolar.
Entretanto, com uma intervenção adequada das práticas pedagógicas e metodológicas o professor pode ajudar os alunos a superarem esses problemas, seguido de aulas dinamizada e criativa, considerando os conhecimentos prévios de vivencias e experiências desses sujeitos que se valem fundamentais para estabelecer um ensino contextualizado, assim, cria-se um espaço seguro, diminuindo os sentimentos de insegurança, provocando um estímulo e a autoconfiança de cada sujeito. Do mesmo modo, é preciso mostra-los que a sala de aula é o lugar do ensaio e que o erro faz parte do aprendizado, de modo que o sujeito se sinta capaz de agir ativamente nas aulas contribuindo na formação de seus conhecimentos. Outro ponto que se faz jus ressaltar, foi na fala da segunda professora quando ela menciona a dificuldade na pronuncia e na pontuação, visto que é um problema que se acentua por toda