Mancais
Mancal é uma parte da estrutura mecânica destinada a comportar um eixo (móvel ou fixo). Os mancais que seguram eixos móveis, são dotados de partes móveis que ajudam este realizar sua tarefa, tais como: (o objetivo destas é diminuir o atrito entre o mancal e o eixo girante):
Rolamento de esfera ou cone (Mancal de Rolamento) Camada de fluido que cria uma pequena camada entre o mancal e o eixo (Mancal Hidrodinâmico) Campo magnético que permite que o eixo e o mancal não entrem em contacto (Mancal Magnético): é constituído por dois elementos, um grudado no eixo e o outro grudado no mancal, que criam campos magnéticos da mesma polaridade, de tal forma que se repelem, permitindo desta forma que o eixo fique sempre afastado do mancal Munhão, no qual, entre o eixo e o mancal, existe um material menos resistente do que os dois elementos situados de tal forma que, quando o eixo gira, é o munhão que se desgasta, e não o eixo ou o mancal (Mancal de Munhão): é muito utilizado no girabrequinho (árvore de manivelas ou virabrequim, no BR) de motores de combustão.
Os mancais rotativos podem ser definidos como todos os elementos nos quais o movimento de translação em qualquer direção deve ser minimizado, se não proibido, deixando livre somente a rotação em torno de um único eixo. Da mesma forma, o termo «guia» passa a definir todos os elementos nos quais um movimento de translação é desejado, com restrições ao movimento de rotação. Tais definições, contudo, tornam-se muito limitadas quando comparadas com o amplo espetro de utilização dos