Trabalho sobre ecologia
“Ecologia”
Ecologia
Fluxo de matéria nos ecossistemas
Na natureza, a matéria é constantemente reaproveitada, fluindo de maneira cíclica: a) Substâncias produzidas no processo de fotossíntese são transformadas em água e gás carbônico à medida que são utilizadas na respiração celular. b) Depois da ingestão de alimentos, o corpo dos seres vivos armazena, temporariamente, parte do que foi ingerido – na forma de amido, lipídios, proteínas – e libera no ecossistema o que não foi aproveitado, para que possa ser reutilizado por outros seres vivos. c) Os organismos mortos são decompostos através da ação dos decompositores e a matéria orgânica retorna ao ambiente.
Produtores e Consumidores
Produtores são organismos capazes de produzir o próprio alimento (autótrofos), seja por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese.
Consumidores são organismos heterótrofos, eles podem ser “consumidores primários”, os herbívoros; “consumidores secundários”, animais que se alimentam de outros animais e, por isso, são chamados de carnívoros; e “consumidores finais”, os detritívoros ou decompositores; outra classificação pode ser feita com relação ao nível de consumo em: “consumidores diretos”, sempre os herbívoros que ingerem diretamente os seres produtores (vegetais), e “consumidores indiretos”, todos os outros animais.
Fluxo de Energia nos ecossistemas
A luz solar representa a fonte de energia externa sem a qual os ecossistemas não conseguem manter-se. A transformação (conversão) da energia luminosa para energia química, que é a única modalidade de energia utilizável pelas células de todos os componentes de um ecossistema, sejam eles produtores, consumidores ou decompositores, é feita através de um processo denominado fotossíntese. Portanto, a fotossíntese - seja realizada por vegetais ou por micro-organismos - é o único processo de entrada de energia em um ecossistema.
Muitas vezes temos a impressão que a Terra recebe uma quantidade