Mancais
Introdução
A função dos mancais é diminuir o atrito, e portanto aumentar o rendimento do sistema mecânico, entre partes que se movem entre si. Exemplos de aplicação de mancais é entre eixos e carcaças de redutores e entre carros e barramentos de máquinas-ferramentas.
Os mancais podem ser de vários tipos, a saber:
(a) Mancal de escorregamento, ou de deslizamento, ou ainda bucha;
(b) Mancal de rolamento, ou simplesmente rolamento;
(c) Mancal hidrodinâmico;
(d) Mancal hidrostático,
(e) Mancal aerostático.
5.2. Comparativo entre Mancais de Escorregamento e Mancais de Rolamento
Os tipos mais comuns de mancais são os de escorregamento e os de rolamento. Cada um deles apresenta características específicas, com vantagens e desvantagens. A tabela abaixo apresenta um comparativo entre os dois tipos de mancais.
Característica
espaço radial utilizado (para mesma carga) espaço axial utilizado (para mesma carga) facilidade de fabricação custo padronização necessidade de manutenção capacidade de carga (no mesmo tamanho) ruído capacidade de absorver vibrações resistência a choques liberdade de escolha do material do eixo atrito amaciamento necessário rotação admissível
Bucha Rolamento menor maior maior menor maior menor menor maior menor maior maior menor menor maior menor maior maior menor maior menor menor maior maior menor maior menor menor maior
5.3. Mancais de Rolamento
5.3.1. Construção
O mancal de rolamento trabalha com atrito de rolamento, sendo esta a principal causa de seu menor atrito, em relação ao mancal de escorregamento.
Mancais
Prof. Dr. Francisco José de Almeida
2
Um rolamento padrão é formado de:
(a) anel externo, com pista externa;
(b) elemento girante;
i. esfera ii. rolo cilíndrico iii. rolo cônico iv. rolo abaulado
v. agulha
(c) gaiola,
(d) anel interno, com pista interna.
(a) esfera; (b) rolo cilíndrico; (c) agulha; (d) rolo cônico; (e) rolo abaulado e,