bactérias
Ana Luiza Amorim Corrêa
Ana Paula da Silva Costa
Francisdalva do Socorro Cardoso Barroso
Ingrid da Silva Rodrigues
Joel Corrêa da Silva Junior
Bactérias 1:
CANCRO MOLE
CLAMÍDIA
GONORREIA
Bragança-PA
2014
Gonorreia
Gonorreia, também chamada de blenorragia, uretrite gonocócica, esquentamento, é uma doença infectocontagiosa sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que infecta especialmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo.
Eventualmente, essa bactéria se dissemina pela corrente sanguínea, agride as grandes articulações ou causa feridas na pele. Ela pode também ser transmitida para a criança pela mãe no momento do parto. A prática de sexo oral e de sexo anal pode leva-la para a região anal e da orofaringe, resultando em obstrução do canal anal e alterações da voz.
Sintomas
A partir do momento em que penetra no canal da uretra, a bactéria da gonorreia provoca inflamação no local, infecção, dor ou ardor ao urinar e saída de secreção purulenta através da uretra.
Nos homens, em geral, a doença provoca sintomas mais aparentes (secreção purulenta, ardor, eritema), mas, nas mulheres, pode ser assintomática.
Diagnóstico
O período de incubação que vai desde a relação desprotegida, sem preservativo, até as primeiras manifestações da doença, é curto; às vezes de 24 horas. Por isso, uma das maneiras de fazer o diagnóstico clínico da doença é perguntar quanto tempo depois da relação sexual apareceu a lesão e se a secreção lembra pus e está manchando as roupas íntimas.
O histórico do paciente acompanhado do exame clínico pode definir o diagnóstico de gonorreia e a comprovação é feita através de exames laboratoriais e específicos.
Normalmente, não se escolhe o pus que é eliminado, porque já sofreu a ação de enzimas e nem sempre contém bactérias. Despreza-se esse primeiro pus e colhe-se o material diretamente da uretra. É um