Enfermagem
Atualmente vivemos rodeados por uma quantidade de informações tão grande que não podemos deixar de pensar o quanto a Estatística nos é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para quem precisa tomar decisões.
Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, a organização, a descrição, a análise e a interpretação de dados, visando à tomada de decisões. É uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados.
A Estatística é uma ciência que estuda métodos para o desenvolvimento social, na Enfermagem não é diferente quando usado como pesquisa, auxiliando assim, diversas áreas de prevenção e promoção à saúde como Auxilio às DST’s, Epidemias, Planejamento Familiar, Infecção Hospitalar, Vacinas, etc.
A condução e a avaliação de uma pesquisa dependem, em boa parte, do conhecimento do pesquisador sobre estatística. Frequentemente a determinação da eficácia de um agente ou procedimento de natureza preventiva, curativa ou diagnóstico requer a comparação entre dois ou mais grupos ou amostra. A comparação entre os grupos possibilitará avaliar se realmente o tratamento é eficaz, devendo o pesquisador estar alerta sobre variáveis interferentes nos resultados, como, variações amostrais, diferenças existentes entre os grupos, além de outras.
As enfermeiras aplicam conhecimento, habilidades perceptuais e cognitivas para analisar dados dos pacientes e propor intervenções de enfermagem. Os resultados dessas intervenções dependem da adequação de sua proposição, o que, por sua vez, depende da acuraria das interpretações dos dados dos pacientes.
A evidência estatística deve ser buscada para sustentar as decisões clínicas de diagnóstico, intervenções e resultados. O ato diagnóstico em enfermagem tem como foco as