qualidade
De acordo com o Dicionário Michaelis,a palavra “qualidade” deriva do latim qualitate e significa atributo, condição natural ou propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza,distinguindo-se dos demais. A palavra também pode expressar o grau de perfeição, precisão ou conformidade a certo padrão. Em outras palavras, como afirma o Dicionário Aurélio, é a maneira de ser de algo ou alguém, sua superioridade ou excelência. A partir dessa definição pode-se afirmar que, aplicada ao ambiente organizacional, a qualidade é um dos atributos de um produto ou serviço.
A Norma Brasileira ABNT NBR ISSO 9000 define qualidade como “grau no qual conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”. Ou seja, para que um produto ou serviço tenha qualidade, é fundamental saber a quem ele se destina e qual a sua expectativa. A qualidade de uma organização, portanto, dependerá do grau de satisfação de seus clientes com relação aos produtos ou serviços que ela oferece.
Para atender ao cliente, uma organização, seja uma indústria, uma prestadora de serviço ou um órgão governamental, reúne uma série de recursos como mão de obra,matéria-prima, equipamentos,conhecimento, tempo etc. Por meio de processos específicos, esses recursos são transformados no produto ou no serviço solicitado pelo cliente. A organização e o controle desses processos são o que irá garantir o nível de qualidade desse produto. A proposta de um Sistema de Gestão da Qualidade é exatamente esta: identificar, organizar e gerenciar os processos de uma organização, a fim de garantir a qualidade de seus produtos e/ou serviços.
Por que Sistemas de Gestão da Qualidade? Por tais motivos, revisão de processos operacionais e sua descrição em processos normalizados, respeitando a realidade estrutural e cultural da organização e a identificação e correção de redundâncias e desperdícios,clarificação das relações internas “fornecedor-cliente”, Implementação de métodos de análise da conformidade e da