MANACA
Manacá'-1927 óleo/tela 76 X 63,5cm TARSILA 1927
Tarsila do Amaral nasceu no dia 1 de Setembro de 1886 em São Paulo.
Grande artista e desenhista brasileira foi umas das grandes responsaveis por difundir o movimento modernista no país junto com outros grandes artistas brasileiros e estrangeiros.
A artista estudou por muito tempo fora do Brasil, contudo em seu retorno em 1922 adotou todas as práticas modernistas burbulhantes por aqui na época.
Dentre todas suas viagens a europa, em 1923 em Paris, aperfeiçoa-se nas tendências do movimento cubista em escolas artisticas e começa a moldar suas obras com “formas geométricas”. Assim demostrando em seu trabalhos seguintes essa forte influência.
Em 1926 Tarsila casa-se com Oswald de Andrade, também artista fundamental ao Modernismo e juntos viajam pelo mundo e Oswald organiza com Tarsila sua primeira exposição na Galerie Percie em Paris. Dentre os marcos deste casal esta o “Movimento Antropofágico”que pretendia uma identificação e criação mais brasileira por parte dos artistas e suas obras.
Para presentear Oswald, Tarsila pinta em 1927 – Manacá, uma obra única, criada com conceito próprio de brasilidade.
Com traços geométricos, influenciados pelo cubismo presente na artista, associado a uma quantidade de lindas cores tipicamente brasileiras, Manacá retrata o cotidiano do Brasil em sua essência, onde a artista desbrava pelo fundo de suas recordações as imagens de sua infância nas fazendas de seu pai.
Manacá é uma obra direta, que pelo nome seria meramente um arbusto ornamental tipicamente brasileiro porem estilizado na tela, o Manacá possui ao fundo montanhas e em seu lado cactos e flores sempre remetendo a uma estética mais geometrizada. A copa possui quatro flores com oito folhas ao redor, distribuidas no centro da tela remetendo aos antigos vitrais de igrejas.Essa obra demonstra em sua leitura visual impressões pessoais até a inserção da