mana
Porto em Santa Catarina
Obras Portuárias
Estudo de Alternativa
8
Conhecendo o Terreno
10
Mãos à Obra
12
Resultados
16
Conclusão
Porto em
Santa Catarina
4
28
Obras Portuárias
Desafio de desenvolvimento e crescimento sustentável
Foi dentro deste contexto do chamado Ciclo das Obras Portuárias que a SCAC buscou encontrar a melhor solução para esta obra de infraestrutura, encarando diversos desafios.
Localizado em Santa Catarina, o novo porto previa a utilização dos equipamentos mais avançados do mundo, inclusive com utilização de mão-de-obra capacitada e especializada em sua operação.
Entre outras peculiaridades, o terreno geologicamente complexo, mole, intercalado com camadas de areia, exigiria grandes profundidades na cravação das estacas, em torno de 50 m.
04
Não bastasse isso, em certas épocas do ano, a maré alta não permitia que o trabalho se estendesse normalmente pelo período da tarde, impedindo algumas vezes sua continuidade.
Mas a SCAC soube avaliar a melhor alternativa.
Inicialmente, cogitou-se utilizar estacas do tipo
Franki. Se por um lado esta opção permitiria usar estacas menos profundas, em torno de
15 m, por outro, a base alargada (bulbo) demandaria uma quantidade muito grande de concreto, elevando os custos.
05
A solução da SCAC se baseou na conjugação de dois elementos chave de seu domínio tecnológico: Especificações da Obra total de estacas
1) Utilizar tecnologias de concreto centrifugado e industrializado.
2) Controlar a cravação estaca por estaca, através do registro de nega-repique em todas elas.
Isso possibilitou trabalhar com o mesmo comprimento cravado, em torno de 15 m, sem a necessidade de incrementar o número de estacas. Como o controle foi realizado para cada estaca, tinha-se certeza de que as estacas atenderiam as especificações necessárias para suportar a carga exigida para os equipamentos e operações do porto.
Além