xpto
Temor
Quando um líder olha para o futuro e teme o incerto e o fracasso, da mesma forma que quando olha para o passado teme perde-lo e gosta de como a empresa está, ele está condenado ao continuísmo e à estagnação, pois está preso a idéias e valores antigos, não aceitando mudanças. Se para um líder inovar, mudar, diferenciar-se, explorar, avançar é um posicionamento desgastante, certamente o Temor está sendo o seu pior aliado.
Egoísmo
É com facilidade que se fala da necessidade do compromisso da equipe para o crescimento da empresa, porém é necessário descobrir o que faz com que uma pessoa se comprometa. É fácil pedir a membros da equipe que se comprometam com idéias e valores, porém muitas das vezes não conhecem seu significado, não participaram da formação da idéia e não sabem claramente como os resultados gerados o beneficiarão (profissional e pessoalmente).
Desconfiança
O conceito equivocado que se tem do ser humano e sua capacidade de conviver com a perversão voltaram às empresas e seus líderes, voltados ao controle, como se este fosse lhe assegurar honestidade. Num ambiente onde prevalece a desconfiança, é impossível potencializar a inteligência coletiva e abrir espaços livres de interferências para construir uma empresa através da inovação e aprendizagem. A confiança é alcançada através da sua construção diária, é um exercício constante para o líder. É preciso mudar uma cultura de controle, onde impera o lema “será que foi feito o que deveria ser feito”, por uma onde se assegure o lema “está feito”. Não adianta se utilizar de normas e castigos, pois para cada lei é criada uma nova transgressão. O importante é desenvolver uma disciplina, educação e tomada de consciência da equipe.
Arrogância
Quem acredita que já aprendeu tudo, encontra-se vivendo num mundo que já não existe;se acredita que é melhor