Mamografia
Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário.
A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer em alguns casos .
Existem dois tipos de mamografias
A mamografia de triagem é utilizada para detectar alterações da mama em mulheres que não apresentam nenhum sinal ou sintoma nem anomalias observáveis da mama.
A mamografia diagnóstica é utilizada para investigar alterações suspeitas da mama, tais como caroços, dor, aparência incomum da pele, espessamento do mamilo ou secreções pelo mamilo. Também é utilizada para avaliar resultados anormais obtidos com um mamograma de triagem.
Como é realizado um mamograma?
A técnica posicionará os seus seios sobre uma plataforma especial. Um total de 4 radiografias serão tiradas. Serão tiradas uma 1 vista frontal e 1 vista lateral de cada mama. Será necessário que a técnica faça a compressão dos seus seios. Isso é feito com uma placa de plástico transparente ou Plexiglass, a qual comprime o seio gradativamente até que ele esteja totalmente esticado. A compressão é necessária para obter a melhor imagem possível com a menor quantidade de radiação possível. Essa compressão não apresenta perigo nem altera o seio de forma alguma, embora possa ser incômoda.
Existe alguma contra-indicação para a realização de um mamograma?
Você não deve realizar um mamograma de triagem se:
• Estiver grávida; • Estiver