mamografia
MAMOGRAFIA
POSICIONAMENTO MAMOGRÁFICO
INTRODUÇÃO
A compreensão da mama pode interferir drasticamente na qualidade do exame. A compreensão tem a finalidade de fixar a mama e mantê-la em uma posição desejada diminuindo assim o risco de radiografias tremidas.
Com a compressão obtém-se uma redução da espessura da mama. Nesses casos, minimiza-se a dose de exposição, reduz-se o borramento indesejável, permitindo que toda a mama passe a ter a mesma espessura.
Outra vantagem é a possibilidade de que as estruturas fiquem “esparramadas”, facilitando a análise do exame e diminuindo o risco de falsas imagens criadas por superposição de estruturas.
INTRODUÇÃO
A compressão não pode, em hipótese alguma, se tornar uma agressão à paciente pois, se traumatizada, ela poderá nunca mais voltar a fazer uma mamografia.
Cabe o papel importante aos técnicos de radiologia, considerar o estado emocional em que a paciente se encontra, e descobrir o limite individual para fazer uma boa compressão, sem traumatizá-la.
A compressão se diferencia em:
- COMPRESSÃO EFETIVA: Onde a mama se apresenta com uma espessura uniforme.
- COMPRESSÃO SELETIVA: Feita com um compressor de área pequena.
MAMOGRÁFO
INCIDÊNCIAS DE ROTINA
POSICIONAMENTO CRÂNIO-CAUDAL
Essa incidência permite a detecção e/ou a avaliação de calcificações, cistos, carcinomas ou outras anormalidades ou alterações.
POSICIONAMENTO MÉDIO-LATERAL-OBLÍQUO
Essa incidência permite a detecção e/ou a avaliação de calcificações, cistos, carcinomas, outras anormalidades ou alterações na região profunda da face lateral do tecido mamário.
CRÂNIO-CAUDAL
CRÂNIO-CAUDAL FORÇADA
INCIDÊNCIAS COMPLEMENTARES
POSICIONAMENTO COM IMPLANTE
DE SILICONE