geologia
1. INTERIOR DA TERRA
1.1. O interior do nosso Planeta é constituído por três camadas: o núcleo na parte interna, o manto e a crosta na zona mais externa. O núcleo estende-se desde aproximadamente 3.000 km de profundidade ate o centro da Terra. A espessura da crosta sob os oceanos e os continentes oscila entre 10 e 70 km .
A crosta terrestre e a parte superior do manto formam, no seu conjunto, uma camada sólida, constituida por rochas, que tem o nome de Litosfera. A Litosfera apóia-se sobre a Astenosfera, uma camada de material fluido chamado de Magma, pertencente ao Manto. Às vezes, o Magma emerge a superfície através das erupções vulcânicas.
A crosta terrestre é dividida em duas: Crosta Continental e a Crosta Oceânica.
2. PLACAS TECTONICAS
2.1. A superfície terrestre encontra-se dividida em várias placas que estão em movimento. Foram esses deslocamentos que permitiram aos cientistas deduzir que os continentes nem sempre foram como atualmente os conhecemos (Teoria da Deriva Continental); e concluir, ainda, que originalmente a Terra era constituída por um único continente chamado PANGÉIA, que se fraturou e deu origem a atual configuração dos continentes. Dentro dessa perspectiva, podemos concluir que a formação dos continentes mudará, e não será a mesma daqui alguns milhões de anos.
2.2. A Litosfera esta dividida em varias placas, chamadas Placas Tectônicas, que se deslocam lentamente, mas de maneira muito violenta sobre o material fluido da Astenosfera. Por isso, algumas dessas placas separam e outras se chocam.
3. PERFIL DA PAISAGEM
O movimento das Placas Tectônicas é o principal fator que explica a configuração da paisagem. Por esses movimentos, é que se dá a formação das Montanhas, o aparecimento dos Vulcões e os Terremotos. Quando duas Placas Tectônicas se separam, as chamadas Placas Divergentes, o magma do manto tende a subir,