Mamografia
A mamografia é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x. É utilizado de forma preventiva para o Câncer de mama e também como método diagnóstico, quando já há a suspeita da existência de uma anomalia. O exame de mamografia é obtido através de um aparelho chamado mamógrafo.
Os benefícios da mamografia quanto a uma descoberta precoce e tratamento do câncer mamário são muito significativos, sendo muito maiores do que o risco mínimo da radiação e o desconforto que algumas mulheres sentem quando a mama é comprimida durante o exame.
A mamografia de rotina, conhecida em alguns países como "screening", é o exame das mamas realizado com baixa dose de raios x em mulheres assintomáticas, ou seja, sem queixas nem sintomas de câncer mamário. A mama é comprimida rapidamente enquanto os raios x incidem sobre a mesma. A imagem é interpretada por um radiologista especialmente treinado para identificar áreas de densidades anormais ou outras características suspeitas.
O objetivo da mamografia é detectar o câncer enquanto ainda muito pequeno, ou seja, quando ele ainda não é palpável em um exame médico ou através do auto-exame realizado pela paciente. Descobertas precoces de cânceres mamários através da mamografia, aumentam muito as chances de um tratamento bem-sucedido. Um exame anual de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima de 40 anos.
Qual é a diferença entre mamograma de triagem e mamograma diagnóstico?
A mamografia de triagem é utilizada para detectar alterações da mama em mulheres que não apresentam nenhum sinal ou sintoma nem anomalias observáveis da mama.
A mamografia diagnóstica é utilizada para investigar alterações suspeitas da mama, tais como caroços, dor, aparência incomum da pele, espessamento do mamilo ou secreções pelo mamilo. Também é utilizada para avaliar resultados anormais obtidos com um mamograma de triagem.
Como é realizada uma mamografia? O exame é realizado por um técnico treinado