Mamografia
Bárbara Samantha F. C. Lima
PRÉ-PROJETO:
Auditoria Financeira
São Paulo
Maio de 2012
1. INTRODUÇÃO
Este conteúdo tem como objetivo apresentar as principais funções dos auditores financeiros e os problemas que veem encontrando nas últimas décadas. Uma realidade que, como a de tantas outras áreas profissionais, tem sofrido profundas modificações. Esse tema me interessou pois mesmo sabendo que “hoje”precisamos ter graduação para atuar em certas áreas e entendemos que daqui a alguns anos pode tudo mudar.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Em virtude de ser classificada como uma das atividades próprias da contabilidade ate algum tempo atrás uma auditoria era privilegio exclusivo do bacharel em Ciências Contábeis. Mas, nas ultimas décadas, essa realidade como a de tantas outras áreas profissionais, tem sofrido profundas modificações.
3. Hipótese
Sabemos que a função consiste em analisar as contas das empresas, com o ato de uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto. É constata-se, atualmente, que o domínio da auditoria expande-se para além de sua área original de conhecimento, de modo que passou a ser uma atividade multidisciplinar, transcendendo, assim, os limites contábeis.
4. Objetivo
É certo que a profissão de Auditor Independente cujo objeto de exame é as demonstrações financeiras das sociedades por ações com capital aberto, conforme a legislação da comissão de Valores Mobiliários continua sendo um privilegio do contador, pois só ele pode emitir e assinar os pareceres sobre as peças contábeis examinadas
5. Justificativa
Essa modernização decorre principalmente do avanço tecnológico nas áreas de computação e informações, o que vem exigindo das empresas do setor novas técnicas e procedimentos operacionais, como a aprimorarão, em ser funcionamento, dos conceitos que integram a noção de “qualidade total”.