Mamografia falso positivo
BREVE HISTÓRICO DA ERGONOMIA
- Vem dos radicais gregos ergon (trabalho) e nomos (leis, normas e regras).
Oficialmente teve sua origem em 12 de julho de 1949, porém na pré-história ...
Revolução Industrial-quadro dramático pela produção mecanizada.
II Guerra Mundial (1939 / 1945)- incompatibilidades entre as máquinas e os aspectos anatômicos, fisiológicos e biomecânicos do ser humano agravaram as perdas humanas e econômicas. Era necessário aumentar a eficácia dos combatentes da guerra. A Ergonomia apresenta duas linhas de ação: o enfoque americano e o enfoque francês. Atualmente, a Ergonomia vem se destacando como estudo científico interdisciplinar que envolve o ser humano, o ambiente e a máquina. Não se limita a sua aplicação no setor industrial, mas também no setor de serviços (saúde, educação, transporte, lazer, etc), inclusive no doméstico. O trabalho humano e suas condições de execução evidenciam a disciplina da Ergonomia, onde a atividade deve ser analisada, sempre com ênfase no conhecimento do trabalhador, buscando a adaptação do trabalho ao homem.
CONCEITO DE ERGONOMIA
No Brasil a Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO, em 1998, apresenta como definição de Ergonomia:
“o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e nãodissociada, a segurança, o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas”.
“Ergonomia é a arte na qual são utilizados o saber tecnocientífico e o saber dos trabalhadores sobre sua própria situação de trabalho” (Manual de Aplicação da NR 17,
2002, p.11)
LEGISLAÇÃO – NR 17
O MTE, consolida a existência jurídica da NR 17 – Ergonomia, através da Portaria
3751, de 23/11/1990. A AET, se apresenta de forma dinâmica, esquemática, com
parâmetros qualitativos que possibilitam interpretar e descrever a realidade da atividade de trabalho analisada.
DOMÍNIOS DA