os ecossistemas da terra
É um dos três principais grandes ambientes físicos da Terra, ao lado da hidrosfera e da atmosfera, que, na sua relação enquanto suportes de vida, constituem a biosfera
Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra.
O termo hidrosfera vem do grego: hidro + esfera = esfera da água. Compreende todos os rios, lagos ,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a 71% de toda a superfície terrestre.
Uma atmosfera é uma camada de gases que envolve (nem em todos os casos) um corpo material com massa suficiente.[1] Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa.
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.
O termo "Biosfera" foi introduzido, em 1875, pelo geólogo austríaco Eduard Suess. O conceito foi criado por analogia a outros conceitos que já existiam em 1875 para nomear partes da estrutura interna da Terra, termos tais como "litosfera" o conjunto dos sólidos da Terra, "atmosfera" o conjunto dos gases da Terra e "hidrosfera" o conjunto das águas da Terra, sendo por analogia a esses termos, "biosfera" o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats.