Mamiferos
Os mamíferos estão representados por cerca de 4.800 tendo um numero menor de espécies do que o peixe, anfíbios, répteis e aves. Os mamíferos são encontrados em praticamente todos os ambientes terrestres, desde pequenos buracos no solo á desertos. São bem diversificados quanto ao peso e tamanho.
A pele dos mamíferos é protegida por uma expressa e impermeável camada córnea que impede a perda excessiva de agua. Isso colaborou para a ocupação do ambiente terrestre, onde há maior risco de desidratação. Na pele das fêmeas, na região ventral do corpo há um ou mais pares de glândulas mamarias que produzem um rico alimento para os filhotes, o leite. Outras glândulas microscópicas localizadas da derme são as sebáceas, que lubrificam a pele e os pelos e as sudoríparas que produzem suor. Ao produzir suor, elas eliminam substancias toxicas e diminuem o calor interno.
Os pelos são importantes, para diminuir a perda de calor constante, pôs retém entre si uma camada de ar que funciona como isolante térmico. Além disso, os pelos são uteis para a camuflagem de muitas espécies que apresentam cores semelhantes aos ambientes. Estruturas cornes formadas por células mortas da pele dos mamíferos são garras, unhas, chifres, espinhos e placas.
A dieta dos mamíferos é muito diversificada. Há os herbívoros, os carnívoros e os onívoros que consomem alimentos de varias origens.
Na cavidade bucal, a língua e a dentição revelam o tipo de alimento consumido pelo animal. Glândulas salivares, estômago e pâncreas produzem diferentes enzimas digestivas que agem sobre as substancias alimentares. O fígado, além de produzir a bile, que facilita a digestão das gorduras tem muitas outras funções (desintoxicação, reserva de ferro e produção de proteínas especiais). O intestino delgado absorve as substancias simples resultantes da digestão e o intestino grosso absorve grande quantidade de agua de modo que os materiais não digeridos se transformem em fezes pastosas ou solidas.