mamiferos cordados
Os mamíferos são da classe dos vertebrados e possuem como característica principal, glândulas mamárias que nas fêmeas produzem leite que serve de alimento para os seus filhotes. Possuem também pêlos ou cabelos. O cérebro controla a temperatura corporal (que é constante por serem animais endotérmicos), o sistema circulatório incluindo o coração. Os mamíferos possuem características que não aparecem em outros animais, porém as aves compartilham com eles algumas delas. Por exemplo: alta taxa metabólica, capacidade sensorial, enorme versatilidade ecológica, entre outras características ( isso quer dizer que essas características se desenvolveram independentemente nesses grupos).
Os mamíferos tem características exclusivas que caracteriza um reino, gênero ou espécie. Essas características exclusivas possuem o nome de autopomorfías.
Alguns exemplos:
Glândulas mamárias
Viviparidade (animais cujo embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe) obrigatória. Exceto nos monotremados.
Diferenciação regional da coluna vertebral.
Crânio bicôndilo.
Caixa craniana aumentada.
Coração de quatro câmaras (2 trios e 2 ventrículos).
Mandíbula composta por um único osso, o dentário.
Presença de dentes molares.
Possui todos os sistemas completos e reprodução sexuada.
Os mamíferos apresentam um número pequeno de espécies em relação aos peixes, aves, répteis, anfíbios, moluscos...
O tamanho corpóreo dos mamíferos é muito variável indo da baleia-azul ao morcego-nariz-de-porco-de-kitti.
Entre outras características.
SISTEMA DIGESTIVO: O sistema digestivo é completo. Na boca, há a língua e vários tipos de dentes(incisivos, caninos, pré-molares e molares). O estômago é simples, pórem nos ruminantes possui quatro câmaras (pança, barrete, folhoso e coagulador). Só os monotremos possuem cloaca; os demais possuem ânus anexos do sistema digestivo: fígado, pâncreas e glândulas salivares. O trajeto do alimento