fronteiras e nações
1) Utilize a folha de papel almaço para responder as questões propostas, mas lembre-se que as respostas devem ser completas e escritas à caneta.
2) O prazo de realização desta avaliação será de 3 horas e meia, ou seja, das 19 horas as 22 horas e 30 minutos.
3) Não será permitida consulta a nenhum tipo de material ou a colegas.
4) É proibido o uso de equipamentos eletrônicos durante a prova.
5) Depois que o primeiro aluno entregar a prova, não será permitido que ninguém mais entre para realizar esta avaliação.
6) Leia atentamente toda a avaliação antes de respondê-la e qualquer dúvida, levante a mão que irei até você para respondê-l@.
Questão 1
Tendo por base as ideias defendidas pelos autores da Teoria das Contingências, explique o que define o nível de complexidade das organizações e como o ambiente influencia nessa complexidade.
Resposta:
Na Teoria das Contingências, foi elaborado dois modelos de organização a mecânica e orgânica, de acordo com os estudos, o modelo mecânico visava a formalidade, um organograma onde os indivíduos executavam suas tarefas pré definida, alta centralização nas tomadas de decisões, pouca comunicação entre os setores, ou seja, um ambiente burocrático e formal. A organização orgânica visava um ambiente turbulento, onde não há centralização na tomada de decisões, onde o individuo é valorizado pela sua propriedade intelectual, há comunicação aberta. Pode se concluir que a complexidade de uma organização é definida por sua produtividade, pelo mercado que deseja atingir e quantidade que deseja produzir, como por exemplo, um sistema de produção unitária e de pequenos lotes onde há baixa complexidade, já que o trabalho pode ser realizado do inicio ao fim por um mesmo individuo, sistema de produção em grandes lotes, podemos citar a produção de veículos Ford, que era produzido em massa, com um grau médio de complexidade, já que há a divisão de trabalho e sistema de produção por processo, onde exigi um grau