Introdução aos cordados
A caracterização de um Cordado deve ser feita no período do desenvolvimento embrionário, onde as quatro características marcante do filo estão presentes: fendas branquiais, notocorda, tubo nervoso dorsal, região do corpo prolongada além do ânus, formando uma cauda.
No filo Cordata estão os ágnatos – seres sem mandíbula – e os gnatostomados – seres com mandíbula.
Anfíbios, répteis, mamíferos e aves são Cordados
Conclusão: Constituem um Filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados , os afioxos e os tunicados.
Estes animais são caracterizados pela presença de uma notocorda, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida. Os cordados compartilham características com muitos animaisinvertebrados sem notocorda, quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral, eixo anteroposterior, metamerismo e cefalização. O grupo abrange animais adaptados para a vida na água, na terra e no ar.
Postado por Introdução aos Cordadosàs 11:231 comentários
-------------------------------------------------
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Quadro de Cordados
Filo CORDADOS
Características gerais Presença de notocorda, fendas na faringe (pelo menos na fase inicial da vida) e tubo nervoso dorsal.
Habitat Ambientes terrestre e aquático (água doce e salgada).
Classificação 3 Subfilos: Cefalocordados (Anfioxo)
Urocordados (Ascídias)
Vertebrados
Anatomia e Fisiologia
Sist. Digestório Completo, com regiões diferenciadas (esôfago, estômago, intestino, reto e ânus) e glândulas associadas (salivares, fígado e pâncreas). Digestão extracelular. Sist. Circulatório Fechado. Coração com 2 câmaras (Peixes), 3 câmaras (Anfíbios)