Chordatas
Os cordados são animais cuja principal característica é a presença de notocorda (estrutura localizada entre o tubo digestivo e a medula espinal). Nos vertebrados, esta estrutura é substituída pela coluna vertebral. Os incluem três grupos: tunicados, vertebrados e anfioxos (cefalocordados). Principais características dos cordados: - Presença da notocorda em alguma etapa da vida; - Cordão nervoso em posição dorsal. Esse cordão, na parte anterior, se alarga para formar o cérebro; - Sistema digestivo completo; - Três camadas germinativas; - Presença de fendas na faringe; - Coração ventral com presença de vasos sanguíneos; - Celoma desenvolvido; - Esqueleto interno ósseo ou cartilaginoso.
Os vertebrados (do latim vertebratus, com vértebras) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico – asimetria bilateral é também uma característica dos vertebrados – e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinhal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral).
Os primeiros vestígios dos vertebrados foram encontrados no período Siluriano (há 444 a 409 milhões de anos). Características e Classificação dos Cordados
Todo cordado apresenta, pelo menos em alguma fase de sua existência: notocorda, situada ao longo do eixo mediano dorsal do animal; um tubo nervoso localizado dorsalmente, acima da notocorda; fendas situadas bilateralmente na faringe; cauda pós-anal, primariamente importante para a propulsão no meio aquático. Dela, apenas um vestígio - o cóccix, formado de um conjunto de vértebras pequenas no fim da coluna vertebral - restou nos seres