Mal súbito
É um mal-estar que ocorre após a exposição por muito tempo num local quente e pouco arejado (como um estádio lotado). Ele leva o corpo a uma perda excessiva de água e sal. É mais comum em pessoas que não estão acostumadas a estas condições ou em idosos.
Sintomas: Exaustão, ausência de forças, e até mesmo agitação; dores de cabeça, tonturas, enjoos, cãibras, devido à perda de sal; a temperatura continua normal ou cai; palidez e suores frios; respiração acelerada e pouco intensa; possibilidade de desmaio após qualquer movimento brusco.
Como socorrer: Deite a pessoa num ambiente arejado; se estiver consciente, dê um pouco de água para repor os níveis de líquidos e sais. Se não houver uma farmácia por perto, prepare um soro caseiro, diluindo uma colher de sopa de açúcar com uma pitada de sal em um copo de água. Em seguida, procure ajuda médica
O mal súbito, leva ao desmaio, que é uma defesa natural do organismo: ele ocorre quando o fluxo sangüíneo, por algum motivo, não consegue atingir e irrigar o cérebro da forma adequada. Sem oxigênio para os neurônios, a vítima passa a perder suas capacidades cognitivas, culminando na perda total ou parcial da consciência. Após o desmaio e a queda, o sangue não precisa enfrentar mais o efeito da gravidade. Então, retorna com facilidade das pernas para o coração e a região cerebral. Por isso, quem desmaia se recupera em poucos minutos.
As causas do mal súbito – que levam ao desmaio - variam e merecem atenção. Alguns problemas, como arritmias cardíacas, entupimento das artérias, pressão baixa e até sangramentos, podem interferir na circulação do sangue e impedir que ele chegue com toda força ao cérebro. Quando a pessoa está desidratada ou com hipoglicemia (baixas concentrações de glicose), também não há nutrientes suficientes para a manutenção do bom funcionamento cerebral. A causa do mal súbito ainda pode estar relacionada a distúrbios e doenças - derrames, infecções ou epilepsia - que atingem diretamente o