Mal de alzeheimer
Trabalho apresentado ao Professor _ da disciplina curso de
OLINDA 2012
HISTÓRICO
O nome Alzheimer originou-se através do medico , Alois Alzheimer que nasceu na cidade alemã de Marktbreit em 14 de junho de 1864, filho de Eduard Alzheimer e da segunda esposa de seu pai Theresia Alois. Em uma conferencia ocorrida no ano de 1901, o Dr Alzheimer relata o caso de uma paciente que ele acompanhou em seu hospital Sra August D. Tratava-se de uma patologia neurológica, não reconhecida, que causa demência, destacando os sintomas de déficit de memória, de alterações de comportamento e de incapacidade para as atividades rotineiras, problema de dentro dos neurônios (as células cerebrais), os quais apareciam atrofiados em vários lugares do cérebro, e cheios de placas chamadas de Placas Senis um deposito de material extra celular que tende a crescer a medida que envelhecemos mais comum no idoso localizada quando pequena no córtex cerebral característica fundamental da Doença de Alzheimer.
DEFINIÇÃO
A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro uma forma de demência, também conhecida como demência senil, produzindo atrofia progressiva com inicio mais frequente após os 65 anos, caracterizada por um progressivo e irreversível declínio em certas funções intelectuais: memória, pensamento abstrato, orientação no tempo e no espaço, aprendizado, incapacidade de realizar cálculos simples, distúrbios da linguagem, da comunicação e da capacidade de realizar as tarefas cotidiana, mudança da personalidade e da capacidade de julgamento.
PAPEL DA ENFERMAGEM NO CUIDADO AO PORTADOR DE ALZHEIMER
Os profissionais em enfermagem podem atuar de forma a dar segurança física, reduzindo ansiedade e agitação do paciente. Ele pode também melhorar a comunicação, no que diz respeito a independência em atividades de autocuidado, promover uma alimentação