Maiores minas
DEPARTAMENTO TÉCNICO
TÉCNICO EM MINERAÇÃO
MAIORES MINAS EM FUNCIONAMENTO
FÁBIO VIEIRA
CRICIUMA, JUNHO DE 2014
1 CHUQUICAMATA
1.2 PARTE DE CHUQUICAMATA
Chuquicamata ou somente Chuqui é uma das maiores e mais famosas minas a céu aberto do mundo, sendo considerada a maior mina do Chile. Está localizada a 215 km ao norte de Antofagasta e 1.240 km de Santiago.
Durante muitos anos esta foi considerada a maior mina de exploração do mundo em produção anual, mas recentemente foi superada pela Mina Escondida. Todavia, Chuqui permance como a maior em produção total e tamanho totalizando 29 milhões de toneladas de cobre em 2007.
Apesar de 90 anos de intensa exploração, esta ainda permance como um dos maiores reservatórios do planeta. Também é a maior mina do planeta com 4,3 km de comprimento, 3 km de extensão e 850 metros de profundidade, além de ser uma referência mundial na produção de Molibdênio.
1.3 IMPACTO NA ECONOMIA
A Chuqui têm sido um fator importante da exportação chilena e ainda hoje continua representando 1/3 do comércio nacional já tendo sido responsável por 8% do PIB. A atual mina já foi local de exploração entre o Chile central e o Peru durante o período colonial.
2 MAIOR MINA DO BRASIL EM ATIVIDADE
2.1 MINA DE FERRO CARAJÁS
A Mina de Ferro de Carajás, que é explorada pela Companhia Vale do Rio Doce é a maior mina de ferro a céu aberto do mundo. A mina foi descoberta em 1967, e faz parte da Província Mineral de Carajás, que possui reservas de minério de ferro de alto teor, de aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas. O transporte do minério é feito através da Estrada de Ferro Carajás (EFC) até o porto da Porto da Ponta da Madeira em São Luís . Atividade mineradora representada principalmente pela Mina de Ferro de Carajás, explorada pela Companhia Vale do Rio Doce. A exploração do minério de ferro representa a principal fonte de recursos do município empregando cerca de