investimentos
Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos), com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado, compensando inclusivamente a perdade uso desse recurso durante o período de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo).
Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto à compra de máquinas, equipamentos e imóveis para ainstalação de unidades produtivas, como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro.
Num sentido estrito,em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios de transporte) ou seja, em bens de capital.
Perfil doInvestidor e Modalidades de Investimento
O primeiro passo para se investir, é analisar o seu perfil de investidor:
Conservador: Aconselhável investir o dinheiro na poupança ou em títulos do TesouroNacional, pois neste caso a preocupação é com a segurança do investimento, correndo menos risco de perdas, porém os ganhos são menores.
Moderado: Aconselhável investir em Fundos de Renda Fixaatrelados aos títulos do tesouro nacional e deixar um pouco na poupança, pois a preocupação deste perfil é equilibrar segurança com riscos. Investimentos moderados proporcionam riscos e ganhos moderados.Moderado - Agressivo: Aconselhável investir em Fundos de Renda Fixa e depois, com um certo conhecimento, iniciar aplicações na bolsa de valores. Nesta modalidade, os riscos começam a ser maiores,porém os ganhos sobem na mesma proporção.
OS INDICADORES
1. LPA ou Lucro Líquido por Ação: é o resultado da divisão entre o lucro líquido entregue pela empresa em dado período e o número de ações possuído pela corporação. Por exemplo: uma instituição que tenha apresentado um lucro líquido no ano de 2013 de R$ 1.000.000,00 e detenha 10.000.000 de ações negociadas no mercado vai relatar um LPA de 0,10.
O