maicon
Identificação do Aluno: Gustavo Porto Boccia
Data da Entrega: 29/10/2014
Parte A
Academicismo Brasileiro:
O academicismo Brasileiro foi toda a arte que surgiu do início no Brasil no século XIX até o início do século XX que era baseada nos rigorosos princípios artísticos das academias de arte europeias, que buscavam criar a ilusão de realidade nas obras.
As técnicas empregadas no academicismo são as ideias de claro e escuro, perspectiva, harmonia, além da perfeição da luz, das cores e das texturas dos elementos.
No começo, os principais temas eram bíblicos, históricos, natureza morta, retratos, paisagens e nus, mas aos poucos o interesse dos pintores passa a ser o homem comum e a vida familiar, temas que até então não se enquadravam na arte acadêmica.
Parte B
Identificação do Local:
Comentários gerais sobre a Pinacoteca: A pinacoteca fica no centro de São Paulo, ao lado da estação da Luz, e possui uma variedade enorme de obras como pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e muitas outras na coleção do museu, que constitui quase que inteiro de obras brasileiras em seu acervo (conteúdo de uma coleção privada ou pública, podendo ser de caráter bibliográfico, artístico, fotográfico, científico, histórico, documental, misto ou qualquer outro). Mesmo antes de começar a ver as obras, já me encantei com a arquitetura do local, bem antiga e clássica, que chama bastante atenção. Por mais que estivesse indo à Pinacoteca primariamente com o intuito de fazer um trabalho sobre arte acadêmica, nunca me interessei muito por ela, preferindo outros movimentos artísticos, e com esse pensamento em mente. Além do acervo, passei pelas exposições temporárias, e gostei principalmente a de um artista argentino chamado Guillermo Kuitca e sua "Filosofia para princesas", que explora a ideia de mapas e pinturas modernas.
Parte C
Acervo da Pinacoteca do Estado
Obra: No ateliê
Comentar 1 obra do acervo:
Identificação da