Maias
*Autoctonismo - essa hipótese é a menos provável de que antes mesmo de existir em outras partes do mundo, teria surgido na Patagônia, e de lá se espalhado por todo planeta.
*Origem Polinésia – segundo essa hipótese, um grupo de humanos teria atravessado o Oceano Pacifico em canoas rudimentares, partindo do arquipélago polinésio, se estabelecendo em diversos pontos da América de onde se expandiram por todo Continente.
*Origem asiática – essa é a mais provável das hipóteses e pressupõe que um grupo de humanos provenientes da Mongólia teria emigrado para a América em algum momento em que um inverno rigoroso tornou o estrito de Bering em um verdadeiro istmo de gelo, tornando-o fácil de atravessar. A partir dessas hipóteses vamos nos concentrar nos três povos que formaram as civilizações americanas: Maias, Astecas e Incas. Esses povos constituíram dois grandes impérios; o Asteca, na região onde se localiza hoje o México, Honduras, Guatemala e Nicarágua, e o Inca, na região andina abrangendo o atual Peru a Bolívia e o Equador. Na civilização Maia foi identificado três grandes períodos que podem ser distribuídos usando o calendário cristão: nos seis primeiros séculos d.C., foi sua fase inicial, com predomínio das cidades de Palenque, Quirigua e Copan; por volta dos anos 1000 d.C. eles se fixaram no Yucatan, onde se destacam as cidades de Chichén Itzá, Uxmal e