Magnetizacao
Gabriel Costa Souza
Matricula: 1010926
- Resumo cap. 6 No capitulo 6 iremos estudar sobre campos magnéticos na matéria, falando principalmente sobre diamagnéticos, paramagnéticos e ferromagnéticos, e entender como a magnetização se comporta em diferentes tipo de materiais e também as suas características. Primeiramente falaremos sobre magnetização, sabemos que todos os fenômenos magnéticos são devidos a cargas elétricas em movimento, mas quando falamos de objetos macroscópicos, essas correntes são tão pequenas que podem ser tratadas como dipolos magnéticos. Normalmente esses dipolos magnéticos se cancelam devido a orientação aleatória dos átomos. Mas quando aplicamos um campo magnético sobre esses objetos ocorre o alinhamento liquido desses dipolos, tonando-o magnetizado. As diferentes formas de polarização são:
– Na mesma direção de E
– Magnetização paralela B ou paramagnetos
– Opostas ao paramagnetos ou diamagnetos
Algumas substâncias (ferromagnetos) retem a magnetização mesmo depois que o campo externo foi removido, para elas a magnetização é determinada pelo campo atual. Imãs permanentes feitos de ferro são os exemplos mais conhecidos de magnetismo, embora do ponto de vista teórico eles sejam os mais complicados.
O paramagnetismo consiste basicamente na tendência que os dipolos magnéticos atômicos têm de se alinharem paralelamente com um campo magnético externo. Um dipolo magnético sofre um torque em um campo magnético, devido onde as forças que se concentram sobre os lados horizontais, que são iguais, mas de direções opostas que é definida pela expressão matemática:
N = m x B onde “m” é o momento de dipolo magnético da espira. Sobretudo, o torque esta em uma direção que alinha o dipolo paralelamente ao campo, esse toque responde pelo paramagnetismo. As leis da mecânica quântica ditam que os elétrons de um determinado átomo juntam-se em pares de spins contrários e isso efetivamente neutraliza o