CURVA DE MAGNETIZAÇÃO DE GERADORES DE CORRENTE CONTÍNUA

871 palavras 4 páginas
AULA PRÁTICA 1: CURVA DE MAGNETIZAÇÃO DE
GERADORES DE CORRENTE CONTÍNUA

AULA PRÁTICA 1: CURVA DE MAGNETIZAÇÃO DE
GERADORES DE CORRENTE CONTÍNUA

Trabalho realizado pelos alunos do terceiro ano do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao
Ensino Médio.

1 INTRODUÇÃO

O gerador de corrente contínua funciona da seguinte maneira: o enrolamento do estator – também conhecido como enrolamento de campo – é excitado por uma fonte de corrente contínua e no eixo do rotor impõe-se um torque mecânico.
Quando o enrolamento da armadura corta as linhas de força uma força eletromotriz é induzida nele, obedecendo a lei de Faraday. A força eletromotriz induzida é alternada (senoidal), mas por meio de uma retificação mecânica
(comutador) é transformada em corrente contínua.
Em um gerador de corrente contínua, a curva de magnetização é um gráfico obtido experimentalmente que relaciona a indução magnética com a intensidade do campo magnético ou excitação magnética. O gráfico pode também relacionar o fluxo magnético Φ com a corrente de excitação.
Neste relatório será narrado um experimento que levanta a influência da corrente de campo na tensão gerada na armadura do gerador, e a curva de magnetização do gerador CC.

2 DESENVOLVIMENTO

No dia 02 de abril de 2013 (terça-feira), nós, alunos do terceiro ano do curso
Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio, fomos ao laboratório para realizar a experiência em questão. Depois de nos organizarmos em dois grupos, reunimos os materiais necessários, que se resumem em:
 Um conjunto motor de rotor bobinado x gerador CC;
 cabos de conexão;
 três multímetros;
 uma fonte CA trifásica;
 uma fonte CC 0 ~ 240 V;
 um tacômetro.
Antes de continuarmos anotamos os dados nominais do gerador CC que nos eram disponíveis. A tensão de armadura valia 220 V e a corrente de armadura 4 A; a tensão de campo independente valia 220 V e a corrente de campo independente 0,9 A; a potência

Relacionados