Fonte do direito para miguel reale
O processo legislativo atua na forma de leis, que possuem sempre uma origem determinada e relacionadas a um órgão prefixado, referindo-se assim ao Poder Legislativo.
A jurisdição, representada a princípio por um chefe impõe regras de conduta e com o passar do tempo aparecem como órgãos, que permitiam conhecer o Direito e declará-lo, dizendo o que era de direito em cada caso concreto.
Os usos e costumes jurídicos, que aparecem na sociedade de maneira imprevista, como um ato consciente do homem para atender certa exigência até tornar-se hábito ou uma casualidade que sugere solução a uma conduta humana.
Fonte negocial, resultante de uma ordem jurídica em vigor que afirma que o homem é um ser capaz de direitos e obrigações, isto é, o poder que cada um tem de ser, agir e de omitir nos limites das leis em vigência com finalidade de alcançar seus ideais.
Para Reale o termo fonte material representa o estudo filosófico ou sociológico dos motivos que permitiram o surgimento e modificações das regras de direito e portanto considerado fora do campo da ciência do