Magnetismo
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE PASSOS
Curso: ENGENHARIA CIVIL
Física Experimental III
Data do experimento: 04/08/2011
Data de entrega: 18/08/2011
Professor: Nilson Severiano Patti
Alunos: ________________________________________ Coordenador (a) ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ ________________________________________ _____________________________________________
Titulo da experiência:
Magnetismo
Circuito simples
Eletroímã improvisado
Campo magnético de uma bobina
Introdução
O magnetismo é a parte da Física que estuda os materiais magnéticos, ou seja os fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos. A palavra magnetismo tem origem na Grécia antiga. Em uma cidade chamada Magnésia foi observado um minério com a propriedade de atrair objetos de ferro. A este minério foi dado o nome de magnetita.
Uma carga em repouso cria à sua volta um campo que se estende até ao infinito. Se esta carga for acelerada haverá uma variação do campo elétrico no tempo, que irá induzir um campo magnético também variável no tempo (estes dois campos são perpendiculares entre si). Estes campos em conjunto constituem uma onda eletromagnética (a direção de propagação da onda é perpendicular às direções de vibração dos campos que a constituem). Uma onda eletromagnética propaga-se mesmo no vácuo.
Um circuito elétrico é um conjunto de aparelhos interligados eletricamente de forma apropriada, tais como resistores, indutores, capacitores, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores.
O circuito elétrico (simples) deve ter no mínimo, uma fonte de energia (fonte de tensão ou fonte de corrente) e um elemento que permita circulação